quinta-feira, 23 janeiro 2025
Search
Close this search box.

Caminhada Outubro Rosa São Sebastião esgota as 700 inscrições e conta com ações voltadas para mulheres no domingo

A Coordenadoria da Mulher de São Sebastião, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (SESAU), Esportes (SEESP), Educação (SEDUC), Desenvolvimento Social e Econômico (SEDES) e do Idoso e Pessoa com Deficiência (SEPEDI), além da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna (Fundass),  promove a Caminhada Outubro Rosa São Sebastião 2024, no domingo (27), a partir das 7h, com saída do Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro.

As inscrições já encerraram e as participantes poderão doar um pacote de absorventes para receber a camiseta do evento. A retirada das camisetas ocorre, às 7h. As 700 vagas para a prova foram preenchidas em poucos dias depois da abertura das inscrições.

A largada da caminhada está prevista para as 9h e o trajeto será de 2km, percorrendo o trecho do Anfiteatro até o Tebar Praia Clube, realizando o retorno para ser feita a chegada no próprio Anfiteatro.

Antes da caminhada, haverá aulas de alongamento, zumba, auto maquiagem com Mary Kay, serviço de massagem gratuito e espaço kids para as crianças. No fim do evento, ocorrerá uma apresentação musical para agitar todo o público presente.

Campanha Outubro São Sebastião 2024

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), reforçou as ações preventivas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, em menção ao Outubro Rosa, com o tema da Campanha ‘Todos pela Vida’. Em 2023, São Sebastião registrou 55 casos novos de câncer de mama. Neste ano, a cidade já contabilizou 38 casos até o momento.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, após o de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

O tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 é, “Mulher: seu corpo, sua vida”. O intuito é levar conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa. Simbolizada por um auto abraço, reafirmando o protagonismo feminino.

Além de uma vasta programação nas UFSs, a Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a SESAU e demais secretarias municipais, realiza uma série de eventos extramuros, junto a empresas do município.

Compartilhe

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore