A concessão do serviço de transporte público de São Sebastião será tema de audiência públicas, a partir da segunda quinzena de outubro. O anúncio é do prefeito Felipe Augusto em sua live dia 14 de setembro.
Em parceria com a Memphis Engenharia e Consultoria, a prefeitura desenvolveu estudo do transporte público coletivo visando modelagem da concessão desse serviço. Trata-se de diagnóstico da situação atual e, a partir dos resultados, o Programa Municipal de Transporte Coletivo (PMTC).
O PMTC constitui marco referencial para amplo conjunto de mudanças que devem ser feitas no transporte coletivo da cidade, envolvendo aspectos operacionais, de infraestrutura, tecnológicas e de serviços associados, proporcionando melhorias ao sistema, à sua gestão e ao usuário. A viabilização desse programa depende de ações públicas, por meio de investimentos diretos, e ações privadas, que decorrerão da concessão dos serviços a particulares.
O diagnóstico inicial apontou que o sistema de transporte coletivo de São Sebastião é diferente da maioria das cidades por apresentar linhas longitudinais muito extensas. O sistema tem sobreposição de linhas na maioria dos trechos da rodovia, o que aumenta a rodagem dos ônibus e torna o sistema improdutivo. Como resultado, 50% das linhas de ônibus transportam 90% dos passageiros, o que significa que o município possui linhas curtas, que precisam existir para que a cidade tenha mobilidade, mas devem ser melhor administradas.
O diagnóstico também apontou que no sistema atual não há integração tarifária entre as linhas, nem sistema de informação ao usuário em tempo real; que os relatórios disponibilizados são insuficientes para a gestão pública; há apenas um ponto de cadastro e comercialização de cartões, pouco para o porte da cidade; e a necessidade de ampliação da tecnologia de sistemas inteligentes.
Sugestões
Entre as ações sugeridas pelo PMTC, estão elaboração de Novo Plano Operacional (NPO), com a proposta de serviço viável diante da realidade de investimentos; disponibilização de veículos diferenciados, com plano de renovação da frota ao longo da concessão; pontos de conexão, com integração tarifária; ferramentas de gestão e fiscalização em tempo real, proporcionando controle operacional pela Prefeitura; incremento de tecnologia, ampliando a informação ao passageiro por meio de instrumentos para se orientar sobre sua linha de ônibus e recarga e compra de cartões via web. Audiência pública será realizada para divulgar este trabalho, sanar dúvidas e outras sugestões. Atualmente, o serviço é operado em caráter emergencial, por 180 dias, pela Sou Sebastião, vencedora da concorrência após a Justiça autorizar a troca da empresa anterior.